domingo, 23 de maio de 2010

Curiosidades do Futebol


Em ano de copa do mundo, o Uesc Pelo Avesso não poderia deixa de homenagear o esporte que mais contribui para a amnésia da nossa nação.

1.A Tunísia foi o primeiro país africano a vencer um jogo em competição mundial, e ainda empatou com a Alemanha, a campeã da época. A vitória foi contra o México, na Argentina em 1978.

2.Uma das maiores goleadas em jogos de Mundial da FIFA foi na Espanha, em 1982: a Hungria fez 10 a 1 contra o El Salvador.

3.O uniforme argentino foi numerado seguindo a ordem alfabética: Alonso era número 1, Ardiles número 2 e assim por diante. Isso na Argentina em 1978.

4.Em partida contra a Polônia, 1938, na França, o Brasil venceu por 6 a 5. Um desses saldos de gols foi feito por Leônidas da Silva descalço.

5.O Italiano Luigi Bertolini, famoso por seus cabeceios, jogou, em 1934, na Itália, com uma faixa na cabeça para se proteger das costuras grosseiras da bola.

6.O jogador argentino Rattin e o arbitro alemão Kreitlein se desentenderam por questão lingüística – em 1966, na Inglaterra – e o argentino foi expulso. Foi um mal-entendido histórico, o que motivou a criação dos cartões: amarelo e vermelho.

Não faço aqui apologias negativas ao futebol. Mas em meu ponto de vista, o esporte tem uma contribuição significativa na construção histórica do nosso país (a mídia que o diga). Apenas entendo que, na maioria das vezes, o futebol não passa de um paliativo para o povo, assim como houve na Roma antiga a política do pão e circo.

1 comentários:

Unknown disse...

Não ataque o futebol tanto assim, direcione as críticas, a exemplo do pão e circo, aos que promovem o "espetaculo".

 
Copyright 2009 UESC Pelo Avesso. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan