sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Algumas Informações Sobre o Projeto RONDON

Todas as informações aqui postadas foram retiradas do site do Ministério da Defesa.Lá existe um link para o Projeto Rondon. Caso queiram,depois acessem.Vale a pena!

1. O QUE É O PROJETO RONDON?
  O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.        O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil. 
       As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho. 

COMO PARTICIPAR DE UMA OPERAÇÃO DO PROJETO RONDON?

O Projeto Rondon seleciona apenas Instituições de Ensino Superior (IES) que enviem oficialmente uma proposta de trabalho.
Você, estudante ou professor universitário, interessado em participar de uma operação do Projeto Rondon, deverá acompanhar as etapas abaixo:

DIVULGAÇÃO DO CONVITE PARA AS IES
A Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulga em seu website (www.defesa.gov.br/projetorondon) um convite destinado às IES para participarem de uma operação. O convite indica os municípios, os conjuntos de ações a serem realizados, o cronograma de atividades, assim como as condições e os deveres que as IES e os rondonistas devem obedecer.
Obs: A divulgação do convite, provavelmente, ocorrerá no mês de novembro.


PREPARAÇÃO E ENVIO DA PROPOSTA DE TRABALHO
Mediante as informações do convite, cada IES desenvolve uma proposta de trabalho contemplando todas as ações do conjunto escolhido, de forma detalhada. 
A elaboração da proposta de trabalho é de inteira responsabilidade da IES, que tem total liberdade quanto ao conteúdo e formatação. É desejável que contenha: introdução; justificativa; objetivos gerais e específicos; metodologia e materiais utilizados; público-alvo; etapas e cronograma de atividades.

SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE TRABALHO DAS IES
A seleção das propostas de trabalho é realizada pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR), que tem a participação de representantes de diversos ministérios. Os critérios de seleção envolvem o mérito, a pertinência e a exeqüibilidade da proposta bem como a excelência e a qualidade acadêmica da IES.
Após a seleção, é feita a designação das equipes por município. Cada município recebe duas equipes. Cada equipe desenvolve um conjunto de ações diferentes.
 
VIAGEM PRECURSORA
O professor-coordenador de cada equipe visitará o município que lhe for designado com o objetivo de ajustar as ações a serem realizadas, adequando-as às reais necessidades do município, com as lideranças comunitárias e com a prefeitura. 

REALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO
Inicia-se com o deslocamento da equipe da capital ou da cidade-pólo da operação até o município onde as ações serão feitas e tem duração de duas semanas. Nesse período, a equipe deverá executar todas as ações constantes da proposta ajustada com a prefeitura. Ao final das duas semanas, a equipe retorna à cidade de partida.

ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
É responsabilidade de cada IES, após o retorno, enviar à Coordenação-Geral do Projeto Rondon um relatório sobre as atividades realizadas no município. O relatório é uma ferramenta de avaliação do trabalho realizado e fornece importantes informações para o constante aprimoramento das operações do Projeto Rondon.

Como podem ver, não se trata de turismo acadêmico, como muitos estudantes ainda pensam. É um projeto seríssimo e que pode nos proporcionar uma experiência ímpar.

1 comentários:

Anônimo disse...

RON & DON...and it's written clear as day!
That's our RON HEVENER in " GREYHOUND RACING".
And wouldn't you know it, he's with CASA DONASA de VENCEDORAS and DON- KIZ- LA!
Which brings us to CAPPR the ZAPPER- KATE and she just used to be a TEMPLE of DOOM.
But KATE got ambitious and got into ALIBABA, and now CAPLITCO " SKY- ROCKETED" to outer space!
Oh yeah.
KAYE CAPPR...she 's now the COLE COLLECTION COMET...just ask LOWE...or TAR ....and RIO.

 
Copyright 2009 UESC Pelo Avesso. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan